Perguntas Frequentes

O que é o Apoia Local? 

O Apoia Local é um aplicativo, disponível para Android e iOS, que funciona com geolocalização e interface descomplicada. Mapeia pequenos e médios empreendedores e disponibiliza seus perfis gratuitamente aos usuários através de um mapa local.

 

Qual o objetivo do Apoia Local?

O objetivo do Apoia Local é dar visibilidade aos pequenos e médios empreendedores, mapeando e oferecendo uma visualização clara dos mesmos aos usuários mais próximos da sua localização. Facilitamos o contato direto entre consumidor e fornecedor, possibilitando também mais praticidade nas entregas.

 

Como funciona o Apoia Local?

Ao abrir o aplicativo Apoia Local, a relação de empreendedores próximos ao usuário é prontamente mostrada no mapa da região. O usuário conhece mais o trabalho dos vizinhos empreendedores e faz contato direto para realizar a compra ou contratação do serviço.

 

Por que devo conceder acesso ao meu gps ao entrar no Apoia Local?

O app Apoia Local foi desenvolvido para mapear tudo que está sendo oferecido perto de você. No momento da busca, se a ferramenta não identificar sua localização ela não saberá qual região mapear e irá ficar a sua espera.

 

Por que devo entrar no aplicativo através de login (facebook/gmail)?

A ferramenta possui opções de cadastro e de avaliação dos empreendimentos. Você só conseguirá interagir com essas opções, estando identificado dentro do Apoia Local.

 

Posso entrar sem login, só para conhecer o app?

Sim, esta opção existe e está logo abaixo dos botões de login na tela inicial. Mas lembre-se: ao interagir com a ferramenta, algumas opções só são disponibilizadas para o usuário que estiver logado.

 

Qualquer pessoa pode cadastrar seu trabalho no Apoia Local?

Sim, qualquer empreendedor pode cadastrar seu negócio no mapa do Apoia Local. Basta que ele esteja produzindo algo ou prestando algum serviço.

 

Sou empreendedor, o Apoia Local me ajuda como?

O Apoia local é a ferramenta que vai proporcionar uma maior visibilidade do seu trabalho gratuitamente. Por mostrar seu perfil diretamente a quem está perto, o Apoia Local também pode ajudar a facilitar a logística das suas entregas.

 

Onde realizo o cadastro do meu empreendimento?

Todo cadastro é realizado dentro do aplicativo. Para isso, baixe o app e na tela de início clique no ícone “ïncluir" que fica no canto inferior direito.

 

Como cadastrar meu empreendimento?

Baixe o app Apoia Local na loja do seu mobile, faça o login entrando nele com sua conta Facebook ou Gmail e clique em "incluir”. Preencha  o seu cadastro e pronto, o perfil do seu trabalho aparecerá automaticamente no mapa local da sua região.

 

Como o usuário/cliente vai entrar em contato comigo?

Através dos meios de contato que você preencher no cadastro do empreendimento. (e-commerce/whatsapp/redes sociais).

 

Meu empreendimento só vai aparecer para quem estiver perto de mim?

Ao abrir o app, o Apoia Local mostra imediatamente ao usuário o mapeamento dos negócios que estão próximos da sua localização em um raio de 5km. Nas próximas semanas o usuário já terá acesso à todos os empreendimentos, o objetivo é poder mostrar todos os pequenos empreendedores do Brasil, sem raio pré-definido independente da localização do usuário.

 

Para cadastrar meu empreendimento eu posso ser um trabalhador informal?

Sim. O Apoia Local ajuda o usuário a encontrar o que está sendo produzido e oferecido na sua volta, seja o empreendimento formalizado ou não. O Apoia Local mapeia quem faz e conecta com quem precisa, Leia os Termos e Condições antes de cadastrar seu negócio para esclarecer quaisquer dúvidas. 

 

Se eu já tiver uma grande empresa, posso me cadastrar?

Sim. O Apoia Local foi criado para dar maior visibilidade aos pequenos e médios empreendedores, no entanto e por hora qualquer empreendimento pode ser cadastrado.

 

Meu empreendimento pode ser banido do Apoia Local em alguma situação?

Sim. Possuímos um time de suporte que receberá informações sobre o andamento dos cadastros e terá contato direto com os usuários, no caso de alguma infração de lei ou reclamações constantes entraremos em contato para esclarecer, no caso de o problema não ser resolvido, o empreendimento será banido do mapa local. Leia os Termos e Condições antes de cadastrar seu negócio para esclarecer quaisquer dúvidas. 

 

Quantos empreendimentos posso cadastrar?

Por hora, cada usuário (email) tem direito de cadastrar somente um empreendimento. 

 

Depois de quanto tempo depois do cadastro meu perfil aparece no mapa?

A inclusão do seu empreendimento é feita em tempo real. Cadastro preenchido: o empreendimento entra no mapa local instantaneamente. Caso você tenha algum problema em relação à isso, entre em contato com o suporte e cuidaremos individualmente do seu caso.

 

O usuário vai saber meu endereço?

Não. O Usuário saberá aproximadamente a localização do seu empreendimento, como por exemplo a rua informada no cadastro. Números e complementos não são divulgados para a sua segurança.

 

Como funciona a assinatura pra dar mais destaque para o meu empreendimento no mapa local?

Para você ter seu empreendimento destacado no Apoia Local o primeiro passo é realizar o cadastro do mesmo dentro da ferramenta. Uma vez cadastrado você tem a opção de destacá-lo dentro do mapa: aparecendo com um pin de maior visibilidade no mapa e sendo incluído no rol de empreendimentos destacados no rodapé do mapa. Neste caso, você concorda com a assinatura mensal de R$19,90 para manutenção do destaque. 

 

A assinatura só pode ser feita com cartão de crédito?

Sim, esta é a forma que o Apoia Local consegue debitar automaticamente o valor da assinatura mensal na sua conta e ter o controle dos estabelecimentos que estão cadastrados.

 

Posso cancelar a assinatura de destaque a qualquer momento?

Sim, a qualquer momento. Ë só entrar no seu perfil e cancelar a assinatura automaticamente.

 

Como é feita a venda e a entrega dos produtos?

O Apoia Local é responsável somente pelo mapeamento e divulgação dos empreendimentos aos usuários. Uma vez proporcionado o contato direto entre as partes,  as demais responsabilidades são do vendedor e consumidor (nisso estão incluídas vendas, tratativas, retiradas e entregas)

 

O Apoia Local recebe alguma porcentagem nas vendas?

Não. Uma vez que o Apoia Local é responsável pelo mapeamento e divulgação dos empreendimentos, a venda é feita de maneira privada e o pagamento para o Apoia Local se dá através da assinatura mensal para manutenção do empreendimento no mapa de destaques, assim como através da contratação de demais serviços avulsos disponibilizados pela ferramenta.

 

Caso eu tenha algum problema de cadastro do meu empreendimento, quem contato?

Dentro do próprio aplicativo há uma opção de contato para suporte. Esta opção de suporte também está dentro do nosso site e redes sociais. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo.

 

Sou usuário, o Apoia Local me ajuda como?

O objetivo do Apoia Local é dar visibilidade aos pequenos empreendedores que estão na sua volta, mapeando e oferecendo uma visualização clara de todos que estão perto da sua localização. Facilitamos a visualização do que está sendo produzido e oferecido na sua região e disponibilizamos o contato direto com o fornecedor, possibilitando também mais facilidade e possível redução de custo nas entregas.

 

Os usuários aparecem no mapa do Apoia Local?

Não. Somente empreendedores cadastrados e assinantes são identificados ano mapa local.

 

Meu endereço vai ficar público?

Não. O endereço do usuário não é visível na ferramenta. Já o do empreendedor,  é aproximado na rua em que se encontra. Números e complementos dos mesmos são privados para a segurança dos mesmos.

 

Como sei que é seguro?

O usuário logado no Apoia Local com seu perfil de Facebook/Google mantém garantidas as políticas de privacidade e segurança, diante de legislação. Fazendo o cadastro de seu empreendimento, há termos e condições e política de privacidade específicos como condição para cadastro e confirmação da assinatura de destaque.

 

As compras são feitas dentro do app?

Não. O Apoia Local não é uma ferramenta de venda. O aplicativo mapeia e disponibiliza o contato direto entre consumidor e fornecedor. As tratativas, vendas e entregas são combinadas diretamente entre as partes.

 

O Apoia Local faz as entregas?

Não. O Apoia Local não é uma ferramenta de entregas. A aplicativo mapeia e disponibiliza o contato direto entre consumidor e fornecedor. As tratativas, vendas e entregas são combinadas diretamente entre as partes. Não há terceirização, tampouco burocracia.

 

Caso eu tenha algum problema com a ferramenta, com que falo?

Dentro do próprio aplicativo há uma opção de contato para suporte. Esta opção de suporte também está dentro do nosso site e redes sociais. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo.

 

Posso ser usuário e empreendedor ao mesmo tempo?

Claro! Ao baixar o Apoia Local você já é um usuário e tem acesso aos empreendimentos mapeados. Cadastrando o seu trabalho, seu empreendimento entra no mapa local e você pode continuar também usando o mesmo com um usuário.

 

O Apoia Local é gratuito?

Sim, é gratuito. O que é pago são os serviços de destaque e demais produtos oferecidos pela ferramenta. 

 

Quem paga mensalidade de assinatura de destaque?

Os empreendedores interessados em uma maior divulgação dentro do mapa. A assinatura para destaque é oferecida ao finalizar o cadastro e após ele, no perfil do seu negócio dentro do app.

 

Existe uma política de privacidade e segurança dos meus dados, sendo empreendedor?

Sim. No cadastro do seu empreendimento, há termos e condições e política de privacidade específicos como condição para confirmação da cadastro.

Conectamos quem quer com quem faz!

android-download-apoia-local.png
botao-baixar-ios.png